Coordenador : Joice Galli
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391369.2206.95327.01052023
Departamento/Setor: GLE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e estudantes de Letras e Pedagogia, especialmente os de línguas.
Local de atuação: On line
Objetivo
GERAL: Propor ações extensionistas que aproximem universidade e escola enquanto espaços de pormoção de políticas públicas linguísticas e educacionais. Continuar a realizar o mapeamento das necessidades pedagógicas trazidas pelos professores de línguas das redes públicas do estado do RJ; Realizar rodas de conversa entre professores da rede pública de ensino, alunos de graduação e pesquisadores a fim de aproximar a escola da universidade; Traçar juntamente aos professores planos de estudo; Identificar as realidades de ensino em sala de aula; Fomentar a pesquisa de línguas nas comunidades escolares e Perspectivar projetos futuros.
Resumo
O presente projeto de extensão visa reunir profissionais da rede pública de ensino de línguas estrangeiras e/ou línguas adicionais (LE/Lad) no âmbito do estado do RJ, a fim de aproximar universidade e sociedade no contexto da pós-pandemia. Pretende-se assim um convite à formação docente continuada. A partir de um aporte teórico, sustentado em três grandes eixos, quais sejam, Letramento e Representação; Análise do Discurso (AD) e Integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) embasaremos nossas discussões, como forma de manifestação política frente à promulgação e imposição de uma única LE, conforme alterações na LDB 9394/96, a Lei da Reforma do Novo Ensino Médio 13.415/2017 e a BNCC (2018). Fundamentarão nossos debates Silva (1999), Bunzen (2019) Camelo & Galli (2019), Lagares (2018); para o segundo eixo, Bakhtin (1929, 1979), Daher & Sant’Anna (2021), Deleuze & Guattari (1980), Foucault (1969, 1971, 1979), Maingueneau (2005), Rocha (2006, 2014), Rocha & Daher (2015) e Schwartz (2016);e o terceiro Lankshear & Knobel (2008, 2011), Kellner (2000, 2004, 2006), Cope & Kalantizis (2000), Kenski (2012; 2013); Paiva (2010; 2012, 2019); Dudeney, Hockly, Pegrum (2016), Rojo (2009, 2014, 2019), Rabello (2014, 2020 no prelo) respectivamente. Inserido como planejamento para serem pensadas ações de políticas públicas plurilingues, o presente projeto de extensão insere-se igualmente nas linhas de pesquisa em que atuam as docentes proponentes, nas línguas concernentes ao GLE. A organização de encontros, que culminarão com um evento final, justificam-se pela indissociabilidade do tripé acadêmico através da interação dialógica com a comunidade.